sábado, 2 de abril de 2011

Análise - Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds


Já era hora né ?

De um certo tempo pra cá o gênero de luta estava morno, quase frio, onde uma continuação para "Marvel vs. Capcom 2", estava apenas em pensamentos. A Capcom com seu time de experts no assunto resolveram dar uma esquentada nos dedos dos gamers e lançam sucessos, como: Street Fighter IV (Ps3 e 360), Super Street Fighter IV (Ps3 e 360) e Tatsunoko vs. Capcom (Wii). Porém chega a hora, em que fãs enlouquecidamente pedem o retorno da magnífica série de luta, Marvel vs. Capcom. Pedidos atentidos, a Capcom começa a produzir a sequência da série, e em 15 de Fevereiro de 2011, lança oficialmente o terceiro jogo da série, "Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds". Agora sim a Capcom finca de vez sua bandeira de liderança nos jogos de luta desta geração de consoles.

Jogabilidade: O grande lance de "Marvel Vs. Capcom 3" é a jogabilidade, para pessoas que acham que são um fracasso em jogos de luta , o novo título muda completamente suas idéias, assim deixando de lado combos fracos e sem nenhum efeito, e colocando em seu lugar golpes especiais, combos aéreos, o tão famoso Crossover Combination, entre outros. Tudo isso graças aos dois modos de utilização de comandos, o "Simple Mode" e o "Normal Mode".

O "Simple Mode" é essencial para quem acaba de entrar nessa jornada louca de Marvel vs. Capcom, com comandos simples o jogador consegue aplicar combos e golpes especiais com apenas um apertar de botão, porém nem tudo é perfeito, por não ter auxilio dos analógicos a lista de golpes é reduzida, sendo 3 ou 2 Special Moves e apenas um Hyper Combo.

O "Normal Mode" é utilizado pelos já experientes em jogos de luta, o estilo usa e abusa do famoso "rode o analógico e aperte o botão de ataque", porém, ao invés do que ocorre em Street Fighter IV, os golpes são bem mais fáceis de encaixar. Agora sim a lista de golpes está completa temos 4 ou 3 Special Moves e 2 Hyper Combos.

Apesar da lista de personagens ter 20 a menos do que seu antecessor, "Marvel vs. Capcom 3" tem uma cartela com um número de personagens consideráveis, no total são 36 lutadores a sua disposição.
Pelo lado da Capcom contamos com poucos personagens das antigas como, Ryu e Chun-Li, e muitas caras novas como, Dante, Viewtiful Joe, Amaterasu, Chris Redfield entre outros.

Clássicos e novatos juntos

Lutando pelo orgulho da Marvel podemos citar os clássicos, como, Capitão América, Homem-Aranha, Hulk, Wolverine e também caras novas como, X-23, Deadpool, entre outros.

Nota: 9,0

Gráficos: Apesar do número baixo de cenários em comparação com outros jogos de luta, "Marvel vs. Capcom 3", agrada com seus cenários interativos, cada um com sua característica e dedicado a um certo personagem. O estilo do jogo é magnífico, com toques de HQ americano e cenas de ação a todo instante, o jogo cria sua própria personalidade. Vale destacar que cada personagem tem sua forma de andar, seus trejeitos, personalidade, carisma. "Marvel vs. Capcom 3" tem uma das aberturas mais empolgantes de todos os tempos... Vai por mim, não é exagero.



Viu ?!? Não é exagero

Nota: 9,0

Audio: As músicas sequem o mesmo estilo HQ, porém não se destacam muito. Mas vale destacar as vozes e dublagem do jogo, cada lutador fala seus bordões e piadinhas de mal gosto mas que soam de uma forma muito eficaz, como as de Deadpool, que para mim não vai deixar de ser o mais engraçado super herói, se é que podemos chama-lo disso.
E os efeitos sonoros são muito bem feitos, um exemplo, é o som da teia do Homem-Aranha que voa em direção do inimigo para agarra-lo.



Entenderam o motivo ?!?

Nota: 8,5

Inovação: Os combates em "Marvel vs. Capcom 3", é travado em 3 contra 3 sem opções de dupla ou somente solo, porém esse estilo de combate já foi usado anteriormente pela própria Capcom em Tatsunoko vs. Capcom para Wii (com a diferença que em Tatsunoko vs Capcom as batalhas eram em 2 contra 2).
A Marvel da um show nas artbooks
E claro que não podia faltar o modo multiplayer que infelizmente é o ponto mais fraco do jogo por alguns motivos que vou explicar no tópico "Defeitos". Podemos também falar da renovação de personagens onde a Capcom resolve pegar personagens famosos das gerações mais recentes de consoles, como Dante, Amaterasu, Nathan Spencer, e por aí vai...

Nota: 8,5

Defeitos: A algumas coisas que afetam esse ótimo jogo, uma delas é o desequilíbrio entre os personagens, como por exemplo, a velocidade de um lutador é incompatível com seu tamanho, e isso pode irritar alguns gamers que esperam por uma partida justa.
Outro fator é o modo multiplayer, como eu já tinha citado antes. Para os jogadores que estão na fila de espera, o jogo não transmite a luta que está ocorrendo no momento, isso é esquisito, pois essa mesma tecnologia foi usada em "Super Street Fighter IV". Desta forma você é obrigado a ficar assistindo seu cartão de estatística trocar sopapos com o cartão do seu oponente. E é por essas e outras que os jogadores ficam sem vontade de jogar em uma partida com mais de duas pessoas.



Demonstração de partida online

Nota Final: 8,7


Por Felipe

Nenhum comentário: