sábado, 16 de abril de 2011

Hall da Fama - Metal Gear Solid 4 - Parte 1


Muitos de vocês leitores não devem saber, mas já se passou um ano desde que eu (Mateus) postei pela primeira vez nesse blog.
Para comemorar essa data especial, eu elaborei um novo quadro chamado "Hall da Fama", que será uma espécie de análise extremamente detalhada sobre os melhores jogos de cada console.
Existirão outros critérios para analisar os jogos, além de jogabilidade, gráficos, audio, inovação e defeitos.

O primeiro jogo analisado nesse quadro é um clássico inesquecivel para os fãs da série de Hideo Kojima... sim, estou falando de Metal Gear Solid 4 para PS3.
Para quem não sabe MGS 4 (para abreviar) é um jogo de "ação de espionagem tática" (essa descrição está na caixa do jogo), ou seja, o jogador tem que tentar passar pelos inimigos de forma despercebida.

Confesso que comprei esse jogo por causa do ótimo preço (é possivel achá-lo facilmente por menos de 100 reais já que ele foi lançado em 2008, ou seja, já é um jogo antigo) e porque, raramente, li algum comentário ruim sobre ele.
Como eu nunca tinha jogado um jogo da série "Metal Gear" antes, tinha pouco conhecimento sobre a série, não entendendo algumas referências.

Jogabilidade: A jogabilidade é excelente, complexa e desafiante.

Basicamente, o jogo te ensina os comandos e depois não te mostra o que fazer em cada situação, fazendo com que o jogador tenha que usar tudo que estiver ao seu alcance para evitar que os inimigos encontre-o, ou seja, MGS 4 não é um jogo indicado para jogadores casuais.

Caso os inimigos percebam o jogador (o que acontece facilmente já que a inteligência artificial é otima), eles entrarão em estado de alerta fazendo com que uma contagem regressiva apareça no topo da tela indicando quanto tempo falta para o alerta acabar.
Quando isso acontece, o jogador pode fugir e se esconder em algum lugar ou usar suas armas para matar os inimigos, porém MGS 4 não é um jogo de tiro e por isso a barra de vida do personagem se esgota facilmente.

O jogador pode usar vários itens durante as missões como a clássica caixa de papelão usada para se esconder que é um icone da série ou um pequeno robô que pode ser usado para eletrocutar inimigos e fazer um reconhecimento do local.

Também existem outros detalhes da jogabilidade que não vou citar aqui para não extender muito a "análise".

Resumindo: MGS 4 tem uma jogabilidade complexa, desafiante, variada e que exige raciocínio rápido, habilidade e criatividade do jogador.


Gráficos: Os gráficos são excelentes e melhores do que os de muitos jogos recentes (MGS 4 foi lançado em 2008).

Os cenários são impressionantes e muito detalhados, tanto tecnicamente quanto artisticamente (um exemplo é o cemitério que aparece na abertura do jogo).
Os personagens são muito bem-feitos e detalhados (para comparar é possivel dizer que eles são melhores do que os da série Assassin's Creed), mas alguns poderiam ser um pouco melhores.

As "cutscenes" estão excelentes com vários ângulos de câmera diferentes e momentos impressionantes que deixam a excelente história do jogo (que será comentada mais tarde) ainda melhor.
A iluminação de alguns cenários também é ótima e os inimigos estão bem-feitos.

Além disso, outro destaque importante é o "Codec" (uma espécie de comunicador usado por Snake para pedir informações para seus ajudantes, que durante as conversas mostra os personagens se movimentando e fazendo gestos, ao invés de uma simples imagem estática e uma voz).

Áudio: As músicas são excelentes (tanto as de MGS 4 quanto as de outros jogos da série) e sempre são tocadas no momento correto.
Os efeitos sonoros são otimos e também são importantes na jogabilidade, já que os inimigos também podem ouvir, ou seja, se o jogador esbarrar em algum objeto e ele fizer algum som, os guardas irão ouvir.

As vozes são magnificas e mostram a personalidade de cada personagem, além de fazer com que as "cutscenes" sejam ainda mais emocionantes.

Demais itens desta análise, você poderá veriifcar amanhã.

Mateus

Nenhum comentário: