domingo, 24 de abril de 2011

Análise - Top Spin 4




Top Spin 4 é um jogo de tênis que foi lançado para Xbox 360, Ps3 e Wii.
O jogo tem 20 tenistas diferentes incluindo lendas do esporte como Andre Agassi, Bjorn Borg e Pete Sampras, assim como várias quadras diferentes incluindo as dos torneios "Roland Garros" e "U.S Open".
Essa análise é da versão de PS3 do jogo.

Jogabilidade: A jogabilidade é excelente e permite com que os jogadores usem varias técnicas diferentes e explorem os pontos fracos dos adversários.

Os controles são parecidos com os de outros jogos do gênero, mas existe uma diferença, é necessário rebater a bola no momento correto (timing) para que a bola seja mais perigosa para o adversário, isso é importantíssimo em alguns momentos já que uma bola rebatida no momento certo pode fazer o jogador ganhar um ponto.

Outro sistema importante é a Stamina (energia do tenista), representada por uma barra embaixo do jogador. À medida que o jogador corre e rebate as bolas, a barra diminui fazendo com que ele se canse, ou seja, fazer com que o adversário corra constantemente para rebater as bolas pode ser uma estratégia melhor do que usar rebatidas rápidas e fortes.

Os tenistas têm estilos de jogo diferentes e todos são equilibrados.

O único defeito da jogabilidade é a movimentação dos jogadores que às vezes não obedecem aos comandos e não rebatem bolas fáceis, porém não sei se existe algum motivo para que isso aconteça ou se é apenas uma falha do jogo.

Nota: 9,0

Gráficos: As quadras estão excelentes e tem detalhes muito interessantes como as câmeras de televisão se movendo ou as marcas de bola que são formadas quando o jogo acontece em uma quadra de saibro.

Os rostos dos tenistas não estão muito bons, porém as roupas deles estão bem-feitas e elas podem ficar sujas ou suadas durante as partidas, ou seja, são bem detalhadas..
As animações dos tenistas depois de cada ponto são ótimas e se parecem com as dos jogadores reais.


A platéia está mal feita e isso é facilmente perceptível já que em alguns momentos a câmera foca nela.

Nota: 8,0

Áudio: Como se trata de um jogo de tênis, não existem musicas durante as partidas, mas a musica do menu é boa e cumpre seu papel.
Os efeitos sonoros estão excelentes e as reações da platéia durante as partidas estão excelentes.

Além disso, um detalhe interessante é que a língua falada pelo narrador da partida depende do pais onde ela acontece, por exemplo, se a partida for na França ele narrará em francês (isso só acontece em algumas quadras, mas é um detalhe interessante).

Nota: 9,0

Inovação: Top Spin 4 não tem uma jogabilidade muito diferente de outros jogos do gênero, porém o sistema de timing e de Stamina (esse sistema já existia em outros jogos, mas não era tão importante) fazem com que o jogo seja mais estratégico e exija mais técnica do jogador.

O modo Online também é interessante já que funciona como uma extensão do modo carreira do jogo (que é ótimo), mas infelizmente é difícil conseguir jogar nesse modo já que é muito complicado encontrar um oponente (não por causa de falta de jogadores, mas porque os servidores do jogo são ruins).

Além disso, a versão para PS3 do jogo tem suporte ao Playstation Move (controle com sensor de movimentos da Sony) e a tecnologia 3D, mas infelizmente não pude testar o funcionamento deles.

Nota: 8,5

Defeitos: Além dos defeitos já mencionados, os modos de dificuldade do jogo são desequilibrados, por exemplo, o modo normal é fácil e o hard é muito difícil, mas isso não atrapalha muito.

Nota Final: 8,4

Video:


Mateus

Nenhum comentário: