domingo, 3 de abril de 2011

Especial do Mês – Jogos de Luta




Desde que surgiram no mundo dos videogames, os chamados “jogos de luta” se transformaram no tipo de game mais procurado e mais apreciado pelos jogadores.
Antes de iniciarmos sobre a história, os jogos mais famosos, seus personagens e demais tópicos, é importante que, nesta postagem, fique bem definido o que estamos considerando “Jogos de Luta”.

Em 1976, já existia um jogo chamado “Karate Champ” desenvolvido pela Technos  Japan, onde os jogadores participam de um campeonato de karatê. Assim como, em 1985, a Konami desenvolveu o “Yie-Ar Kung Fu”, onde o jogador lutava para se tornar mestre nesta luta marcial. Porém, para nosso melhor entendimento, vamos começar a história dos “jogos de luta” com um exemplo que deixa claro o entendimento do tema: “Street Fighter”.


- Street Fighter surgiu em 1987, desenvolvido pela Capcom, para arcade. Neste jogo, já estavam presentes dois clássicos imortais desta série: o lutador Ryu e seu golpe mais famoso: o Hadouken (golpe caracterizado pela junção dos pulsos e arremesso de uma bola de energia contra o adversário).

Contudo, a série foi evoluindo e adicionando personagens, golpes, cenários e, inclusive, crossovers  de seus personagens com outros universos (como Marvel, Tatsunoko, e Tekken). Durante todos estes anos, Street Fighter teve várias versões (Street Fighter II, Street Fighter III, Street Fighter séries Alpha e EX), além de ter sido transformado em filme, mangá, HQ e Card Game.

A última geração de videogames (Xbox360 e PS3) não poderia ficar de fora deste universo e também possui uma nova versão para seus consoles: “Street Fighter IV”. Nesta versão, o jogo traz como novidade, um sistema de lutas online, atraindo ainda mais jogadores para o gênero.

Outra jogo de luta que não pode ser esquecido é “Mortal Kombat”. Ele surge em 1992, desenvolvido para arcade pela Midway. Por sua vez, para os consoles, a desenvolvedora é a Acclaim.


- Mortal Kombat inovou pela criação de jogadores totalmente diferentes dos outros jogos existentes, pela batalha sempre sanguinária e os famosos “Fatalities”.

Este jogo esteve sempre presente em todas as gerações de consoles (desde Game Boy, Mega Drive, Playstation 2, PSP, entre outros). Para a última geração, não poderia ser diferente: além da última versão (a nona) que está sendo lançada para o PS3 (por enquanto) com a participação superespecial do personagem Kratos (da série de jogos “God of War”),  tivemos em 2008 o primeiro crossover da série em: “Mortal Kombat vs. DC Universe”, incluindo super-heróis e vilões famosos como Batman, Superman e Coringa (porém este jogo se diferencia – e muito das demais versões, sendo menos violenta e menos sanguinária).

(Se quiser saber mais do novo jogo de Mortal Kombat, leia a análise da demo, neste blog, em:
http://nextgengamesbr.blogspot.com/2011/03/analise-da-demo-mortal-kombat.html.)

Por sua vez, não podemos deixar de citar, o famoso jogo da Namco, “Tekken”.

- Tekken surgiu em 1994 para Arcade e em 1995 para Playstation, atingindo um número alto de fãs e seguidores de imediato.

A grande inovação de Tekken é sua jogabilidade: foi um dos primeiros e, sem dúvida, a mais importante jogos de luta em 3D. Além disso, Tekken também inovou na forma de jogar (em relação aos comandos nos botões do joystick), modificando o tradicional estilo “esmaga botão” dos jogos anteriores e trazendo mais estratégia para o gênero.

Caso queira saber mais sobre este universo: personagens, lutas, campeonatos, etc, não deixe de seguir o blog: http://tekkenbr.wordpress.com/  .

Para finalizar, poderíamos citar outra dezena de jogos que levam este gênero a um dos estilos de games mais apreciados e mais vendidos no mundo, tais como:

- Super Smash Bros. Brawl: mesmo com toda a controvérsia que possa existir na definição deste jogo, não podemos dizer que não existe luta nele!

- Blazblue: jogo de luta no estilo anime que tem uma jogabildiade frenética e uma estória complexa e envolvente

- Tatsunoko vs. Capcom Ultimate All-Stars: crossover desenvolvido para Wii, trazendo personagens de anime da empresa japonesa Tatsunoko Studio e personagens de vários jogos da empresa Capcom (desde Street Fighter até Megaman). Para saber mais, leia, neste blog, a análise do jogo em: http://nextgengamesbr.blogspot.com/2011/04/analise-tatsunoko-vs-capcom-ultimate.html.

- Marvel vs. Capcom 3 – Fate of Two Words: crossover muito aguardado pelos fãs do gênero que reúne personagens da Capcom e das HQs da Marvel. Com este jogo, temos a quinta versão da franquia, porém o segundo na série VS. a usar gráficos tri-dimensionais em batalhas de duas dimensões. Para saber mais, leia, neste blog, a análise do jogo em: http://nextgengamesbr.blogspot.com/2011/04/analise-marvel-vs-capcom-3-fate-of-two.html

Até mais

Vanderlei.

Nenhum comentário: