segunda-feira, 27 de junho de 2011

Análise - L.A. Noire


L.A Noire é um "jogo de investigação" produzido pela Team Bondi, estúdio da produtora Rockstar, e lançado em maio deste ano. O jogo se passa nos anos 40 e conta a história de Cole Phelps, um detetive que trabalha para a polícia de Los Angeles.

É difícil classificar L.A Noire em um gênero específico pois, além de ser um jogo diferente e inovador, ele também usa elementos de outros gêneros como ação, os antigos point'n clicks e jogos como Heavy Rain e Indigo Prophecy (lançado para PS2 em 2005), por esse motivo eu prefiro classificá-lo como "jogo de investigação" (apesar de não ser considerado um gênero já que não existem outros jogos parecidos).

Jogabilidade: A jogabilidade de L.A. Noire é muito boa, interessante, inovadora e se divide em três tipos de situações:

Investigação de locais: O jogador deve descobrir pistas em um determinado local que ajudem a desvendar o crime,  muitas vezes os objetos encontrados devem ser manipulados para que um detalhe específico (mensagem, mancha de sangue, nome do fabricante, etc) deles seja encontrado. Apesar de ser repetitiva em algumas ocasiões, a investigação de locais é interessante e não cansa o jogador pois não é longa.

Interrogatórios: Os interrogatórios são algumas das melhores e mais importantes partes do jogo. Eles funcionam de maneira muito simples, o jogador deve questionar o suspeito e descobrir se ele está mentindo, falando a verdade, ou escondendo algum detalhe (Doubt) em cada uma de suas respostas. Isto é feito observando atentamente as expressões faciais do personagem para descobrir algum movimento ou gesto indicando que ele está mentindo, ou ouvindo suas falas atenciosamente (o que requer um bom conhecimento da língua inglesa ou espanhola, pois caso o jogador altere o idioma do PS3 para espanhol, as legendas também estarão nesse idioma) para tentar encontrar alguma afirmação que se oponha a uma determinada pista descoberta pelo jogador.

Cenas de ação: As cenas de ação se dividem entre tiroteios e perseguições de carro e a pé. Essas cenas são simples e rápidas, porém são ótimas e emocionantes, exceto as perseguições a pé que são repetitivas e desnecessárias.
Além disso, elas também quebram o ritmo lento do jogo e deixam-o mais interessante.

Além disso, é importante dizer que quase não existe desafio em L.A. Noire pois se trata de um jogo que, assim como Heavy Rain, é uma espécie de filme (na verdade, seriado policial) interativo, ou seja, o jogador não recebe nenhuma punição por errar nos interrogatórios ou nas cenas de investigação, porém o roteiro é alterado e faz com que o jogador não consiga entender completamente a história do caso, isso não é exatamente um defeito, porém pode desagradar alguns jogadores

Nota: 8,5

Gráficos: A cidade de Los Angeles está representada fielmente no jogo com todos os prédios e pontos turísticos importantes da época e ele têm uma ambientação excelente que é muito semelhante as dos filmes noir, muito populares nos anos 40 (inclusive existe a opção de deixar o jogo em preto-e-branco, fazendo com que ele seja ainda mais semelhante a esses filmes).

As expressões faciais (muito importantes nos interrogatórios) dos personagens estão fantásticas e muito detalhadas, porém a movimentação deles poderia ser melhor. Além disso, existem alguns momentos de lentidão e alguns erros perceptíveis como objetos que surgem em frente ao jogador, entretanto eles não atrapalham muito.

Nota: 8,5

Áudio: A trilha sonora está excelente com músicas que contribuem para a excelente ambientação do jogo e,  durante as cenas de ação, deixam as perseguições e tiroteios mais emocionantes.
Os efeitos sonoros estão bons e as vozes dos personagens estão fantásticas (um dos fatores que fazem os interrogatórios serem ótimos).

Além disso, os efeitos sonoros e a música também ajudam na investigação de locais pois quando o jogador se aproxima de uma pista um barulho é emitido e o controle vibra, e quando todas as pistas de um local são encontradas a música de investigação para de tocar (esses dois recursos podem ser desligados).

Nota: 9,0

Inovação: L.A Noire é um dos jogos mais inovadores lançados nessa geração e, como eu disse anteriormente, não pode ser classificado em um gênero específico.

Se trata de um jogo onde o desafio é quase inexistente para que as excelentes histórias (a história de Cole Phelps e as de cada caso) possam ser contadas sem interrupções ou problemas, porém isso não é exatamente um ponto negativo e sim uma limitação criada pelo conceito totalmente novo do jogo.

As animações faciais dos personagens também são inovadoras pois usam um sistema de captura de movimentos faciais feito com atores reais. Além disso, L.A. Noire consegue usar elementos de outros gêneros de uma maneira diferente tornando o jogo ainda mais interessante e diferente

Nota: 10

Defeitos: Existem alguns bugs que podem atrapalhar o jogador e alguns momentos que os casos se tornam um pouco repetitivos, porém as histórias intrigantes e a ótima jogabilidade conseguem manter o jogador interessado no jogo.

Nota Final: 8,8 (não é uma média)

Mateus

Nenhum comentário: