sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hall da Fama - Super Mario Galaxy 2


No nosso segundo "Hall da Fama" analisaremos detalhadamente (porém não daremos notas para o jogo) um dos melhores jogos lançados para o Wii: Super Mario Galaxy 2.

Super Mario Galaxy 2 (SMG 2 para abreviar)  é um jogo de plataforma da série Mario lançado em 2010 e, como o próprio nome diz, é uma continuação de Super Mario Galaxy (que também é um excelente jogo).

Jogabilidade: A jogabilidade é fantástica, desafiante, simples e criativa.

Os controles do jogo são faceis de aprender e, assim como acontece no primeiro Galaxy, em pouco tempo o jogador estará usando os mais variados movimentos para conseguir passar de cada fase.
Apesar da jogabilidade ser simples, o jogo consegue ser desafiante mesmo para pessoas com uma certa experiência em jogos de plataforma (como eu).

O que mais impressiona no jogo é o cuidado que os produtores tiveram quando o produziram, desde os pulos que sempre funcionam perfeitamente até os sensores de movimento dos controles que sempre são usados da maneira correta e nunca em excesso, é muito dificil encontrar alguma falha em SMG 2

O jogo não se torna repetitivo em nenhum momento já que cada fase adiciona um novo elemento na jogabilidade (um item novo, um minigame, uma nova mecanica de jogo, etc) e cada uma dessas mudanças é explorada ao maximo durante o jogo, proporcionando momentos surpreendentes, criativos e geniais.

Gráficos: Os gráficos de SMG 2 são, sem duvida, os melhores já vistos no Wii.

O jogo é realmente impressionante com grandes fases, efeitos de luz, distorção de calor e outros recursos pouco vistos em outros jogos para Wii que certamente deixarão os jogadores surpresos em determinados momentos.

Apesar dos excelentes gráficos, em nenhum momento a taxa de quadros do jogo cai, ou seja, não existem momentos de lentidão.

Os cenários do jogo são incriveis, muito criativos e se utilizam de todos os recursos que mencionei anteriormente.

Os personagens também são muito bem-feitos, porém a qualidade gráfica do jogo é realmente mostrada durante as lutas contra alguns chefes que, apesar de serem muito grandes, são bem detalhados.

Áudio: As músicas do jogo são excelentes e seguem o mesmo estilo que as dos outros jogos da série Mario, porém elas são muito criativas e diversificadas.

Nenhum dos personagens tem voz (exceto Mario que fala suas clássicos bordões em algumas cenas), porem como se trata de um jogo da série Mario (que não tem foco na história) isso não é exatamente um problema.

Além disso, os efeitos sonoros são ótimos, porém não tem muita imporancia no jogo.

Inovação: Apesar do conceito basico do jogo ser igual ao do primeiro Galaxy, Super Mario Galaxy 2 é totalmente diferente de seu antecessor pois usa os conceitos do primeiro, ampliando eles de uma maneira fantástica e incluindo outros totalmente novos, criando situações que surpreendem o jogador e fases que fazem os cenários do primeiro (também excelentes) parecerem simples demais.

Diversão: Acho que as pessoas que costumam jogar os jogos da série sabem que eles são divertidissimos, SMG 2 não foge a regra e é definitivamente um jogo muito divertido que, apesar de ser desafiante, também permite que jogadores casuais joguem-o pois conta com um sistema que permite passar de fase automaticamente caso o jogador morra um determinado número de vezes (esse sistema também foi utilizado em New Super Mario Bros Wii).

Duração: SMG 2 é bem longo já que, depois de completar todas as fases do jogo, um novo desafio (que obviamente não revelarei para não estragar a surpresa) é proposto, o qual fará o jogador jogá-lo por um longo tempo.

Defeitos: É realmente dificil encontrar defeitos relevantes em SMG 2, porém um que pode ser considerado um pouco importante é o fato que a câmera do jogo atrapalha o jogador em alguns (raros) momentos.

Conclusão: SMG 2 pode ser considerado o melhor jogo lançado para o Wii e definitivamente é um jogo indispensavel para qualquer um que possua o console.

Mateus

Nenhum comentário: