domingo, 21 de agosto de 2011

Análise - Infamous 2


Infamous 2 é um jogo de ação e aventura produzido pela sucker Punch, estúdio da Sony, e lançado exclusivamente para PS3 em junho deste ano. O jogo se passa na cidade de New Marais (claramente baseada em Nova Orleans) e continua a história de Cole Phelps (iniciada no primeiro Infamous), um homem que adquiriu poderes elétricos após uma bomba que ele estava carregando sem saber explodir em Empire City.

Durante o jogo, Cole deve se tornar ainda mais poderoso para derrotar um gigantesco monstro conhecido como "A Fera" e libertar os habitantes de New Marais do governo de Bertrand, um prefeito que contratou um exercito pessoal (Milicia) para dominar o local. Não direi mais detalhes sobre a história pois poderia revelar eventos importantes do primeiro jogo ou de Infamous 2.

Jogabilidade: A jogabilidade de Infamous 2 é excelente e desafiante.

A jogabilidade flui de uma maneira mais natural do que no primeiro jogo
O sistema de combate do jogo é ótimo, fluente e permite a utilização de diversos poderes e técnicas criativas como usar uma onda de choque (Shockwave) para rebater os mísseis inimigos. À medida que se avança no jogo, novos poderes (incluindo alguns de fogo e gelo) são adquiridos e eles podem ser melhorados, tornando as batalhas ainda mais interessantes.

As missões da história de Infamous merecem destaque pois contem momentos épicos e batalhas emocionantes que são muito melhores que as do primeiro jogo, porém as missões secundárias (side-quests) também são ótimas e adicionam uma duração maior ao jogo já que existem 60 delas.

A facilidade de locomoção no mundo aberto do jogo também merece destaque, pois, apesar de não usar veículos ou outro método de locomoção rápida, Cole pode ir a qualquer ponto da cidade rapidamente usando seus poderes e escalando diversos edifícios agilmente de maneira muito mais rápida do que em jogos como Assassin's Creed ou GTA.

O sistema de "Karma" do jogo também é interessante pois altera a reputação do jogador de acordo com suas ações e decisões durante o jogo, mudando a história, os poderes de Cole e seus parceiros durante as missões.

Os únicos defeitos na jogabilidade são: a câmera que é problemática em alguns momentos e o fato da vida de Cole se esgotar com certa facilidade, exigindo um pouco mais de habilidade durante os combates (algo que irá agradar jogadores que buscam por mais desafio), porém nenhum deles realmente atrapalha.

Nota: 9,0

Gráficos: Os gráficos de Infamous 2 são ótimos e muito melhores do que os do primeiro jogo.

Em comparação com o primeiro jogo, inFamous 2 evolui muito com os gráficos
A cidade de New Marais é fantástica com bairros variados que vão desde a primeira área do jogo com diversas placas de néon até o distrito de "Flood Town" que sofreu uma grande inundação e é claramente uma lembrança da catástrofe que atingiu Nova Orleans em 2005.

Os personagens também estão ótimos e suas animações estão muito boas mostrando o grande avanço gráfico em relação ao primeiro Infamous. Além disso, várias partes do cenário são destrutíveis, e as explosões e os poderes de alguns personagens estão impressionantes.

Existem alguns problemas gráficos no jogo, como algumas pequenas quedas na taxa de quadros e um excesso de fumaça durante sequências de explosões que pode atrapalhar a visão do jogador, porém eles não são graves.

Nota: 9,0

Áudio: As músicas de Infamous 2 tocam apenas durante as missões, porém são ótimas e fazem com que muitos momentos sejam mais emocionantes.

As vozes dos personagens também se destacam, pois são dubladas em português e muitas delas estão tão boas ou até melhores do que as vozes originais americanas, porém existe um problema de total falta de sincronia entre as legendas em português e a dublagem pois muitas vezes a frase em cada uma é um pouco diferente (ou as vezes muito diferente) o que mostra um descuido por parte da Sony ao adicionar as legendas.

Além disso, os efeitos sonoros também estão muito bons.

Nota: 9,0

Inovação: Apesar de utilizar conceitos do primeiro jogo, Infamous 2 é inovador pois evolue fantasticamente em todos os aspectos trazendo uma jogabilidade mais refinada e diversificada, gráficos muito melhorados, uma interessante dublagem em português brasileiro e outros elementos que fazem o jogo ser realmente uma sequência e não uma versão levemente melhorada de seu antecessor

Crie suas próprias missões em inFamous 2
Apesar de ser uma grande evolução em relação a seu antecessor, e não uma revolução, Infamous 2 têm um elemento inovador: o modo CGU (conteúdo gerado por usuário) que permite ao jogador criar missões e publicá-las na comunidade online do jogo para que qualquer um as jogue. A ferramenta de criação do jogo é simples, porém permite a criação de missões interessantes e variadas, além de ser constantemente atualizada gratuitamente pela Sucker Punch e, apesar do número de missões realmente boas ainda não ser muito alto, a ferramenta tem potencial e o número de fases interessantes aumenta a cada dia.

Nota: 9,0

Defeitos: Os principais defeitos do jogo são: a câmera que as vezes atrapalha um pouco e alguns combates onde os inimigos matam Cole com certa facilidade, o que pode ser um problema para jogadores acostumados com jogos mais fáceis.

Nota final: 9,0 (não é uma média)

Video:


Mateus

Nenhum comentário: