sábado, 18 de dezembro de 2010

Notícia - Novas informações sobre Uncharted 3 são reveladas em entrevista a Playstation Magazine

Os elementos fogo e areia estão presentes em Uncharted 3
O co-presidente da Naughty Dog Christophe Balestra revelou novas informações sobre Uncharted 3 em uma entrevista feita pelo editor chefe da revista de games Official Playstation Magazine, Jean Charles Daguinot.
Segue abaixo a entrevista traduzida.

Jean-Charles Daguinot: Como vocês viveram com o sucesso de Uncharted 2?

Christophe Balestra: Uncharted 2,é um jogo que foi muito especial para nós porque eu realmente gostei do jogo. Esse sucesso foi  inesperado. Foi realmente muito especial, porque tivemos muitas notas altas, nós tínhamos um monte de prêmios. Acho que quebramos vários recordes com ele, o que foi bastante ridículo na verdade e por causa disso foi muito difícil voltar ao normal. Depois de Uncharted 2 nós tiramos férias mas apesar do esforço que tivemos, todo esse sucesso, foi muito divertido, mas conseguimos voltar ao normal e agora estamos produzindo Uncharted 3!

Jean-Charles Daguinot: O que o sucesso de Uncharted 2 mudou para você? Mais recursos, mais pressão?

Christophe Balestra: Mudamos de edificio logo depois de Uncharted 2. Precisávamos de mais espaço por várias razões: muitas pessoas vieram trabalhar nos últimos meses da produção de Uncharted 2 e agora temos mais espaço caso isso aconteça, Além disso, agora nós temos nosso próprio estúdio de captura de movimentos, Também temos um cinema apenas para poder ver melhor o jogo. Não temos muita pressão da Sony, a maior pressão vem de nós mesmos. Além disso, nós sempre tentamos fazer algo que é aparentemente impossível e um desafio para nós.

Jean-Charles Daguinot: Uncharted 3 será realizada em parte no deserto, isso aconteceu porque vocês queriam mudar a ambientação?

Christophe Balestra: É verdade que queríamos uma mudança de cenário, não queríamos usar algo que as pessoas já tinham visto. Então sim, há a areia.
Não posso falar disso agora, mas fazer um deserto era um desafio técnico bom.   Gostamos dos lugares exóticos, mas como Nathan é um caçador de tesouros, ele vai para outros lugares além do deserto, o castelo mostrado na demo, por exemplo, ficava na França.

Jean-Charles Daguinot: O nível que vimos na demo era um castelo em chamas que foi muito impressionante. Como você foi capaz de melhorar o que tinha em Uncharted 2

Christophe Balestra: A areia é um elemento novo em Uncharted, mas nós também trabalhamos duro para fazer o fogo. Então, a demo que você viu hoje, com um castelo em chamas, tecnicamente, é difícil de fazer. Temos uma equipe de artistas que querem melhorar ainda mais as coisas, de modo que o jogo vai ficar muito lento. Então isso vai para os programadores que vão tentar melhorar isso, etc. É sempre uma ida e volta entre artistas e programadores, que realmente funciona como uma equipe. O que significa isso? Isso significa que as coisas são sempre melhoradas, isso significa que vamos escrever novos shaders, isso significa que vamos trabalhar com novas técnicas. O papel de parede daquele templo vai queimar vai começar a se enrolar e cair. Muitas coisas como essa, onde nos ajudamos para fazer o melhor possível. Existem muitas tecnologias que são necessárias para isso, mas no fim, não é realmente da tecnologia que as pessoas gostam e sim o resultado final que lhe dá uma experiência bastante impressionante.


Jean-Charles Daguinot: O multiplayer será muito grande em Uncharted 3, o que você pode nos contar?

Christophe Balestra: Ainda não podemos falar sobre o multiplayer de Uncharted 3, mas estamos sendo muito ambiciosos. Nós realmente queremos que o jogo seja uma referencia em multiplayer para o PlayStation 3. Estamos nos esforçando muito nisto. Não há detalhes ainda, mas o multiplayer será muito importante em Uncharted 3.

Jean-Charles Daguinot: Muito trabalho foi feito também no campo da animação.  O que voce pode nos dizer sobre isso?

Christophe Balestra: A animação é algo que nós trabalhamos desde o começo da série Uncharted Nós sempre desenvolvemos todo o sistema de animação. Aqui, nós tentamos ir a um outro nível onde nós queremos que ele o melhor possível. Depois que nós desenvolvermos melhor as animações na cena onde Nathan está no castelo com Sully, eles vão começar a tossir quando forem para o fogo e eles terão animações diferentes quando tossem. Existem muitas coisas a fazer, como uma animação onde Nathan vai colocar as mãos contra a parede ou algo assim. Ele realmente vai fazer muitas coisas dependendo do contexto, o que é um muito trabalhoso, mas faz com que tudo fique mais real.

Jean-Charles Daguinot: Falando em personagens, vimos que Sully estava presente, existem outros personagens que cruzam o caminho de Nathan?

Christophe Balestra: Os companheiros de Nathan ainda estão lá, caso contrário isso tiraria o seu charme. É assim que você pode entender como ele é, ver traços de seu caráter e é através destes personagens também que Nathan interage com outras pessoas. Nós nunca vamos jogar um Uncharted em que Nathan estará sozinho, sempre haverá alguém com ele. Ele vai passar muito tempo com Sully em Uncharted 3, queremos falar sobre o relacionamento dos dois. Eu também acho que os fãs queriam ver um pouco mais o Sully em Uncharted 2. Então Nathan estará sempre junto, às vezes com Sully, as vezes com outras pessoas.

Jean-Charles Daguinot: O castelo que temos visto é um palácio francês. Ele realmente existe ou é ficticio e haverá uma oportunidade de visitar mais a França

Christophe Balestra: O castelo francês é ficticio porque eu não quero um problema com uma família real ou outra coisa.

Jean-Charles Daguinot: E então a busca está relacionada com uma “Atlantis do deserto”. Isso é inspirado em uma lenda?

Christophe Balestra: Isso é baseado em Lawrence da Arábia, ele foi um arqueólogo, antes de ser um personagem de filme, que tem uma história real e viajou extensivamente na França e também no Oriente Médio, o que fará Drake tentar seguir seu rastro. Como de costume, tentamos tirar elementos de coisas que aconteceram historicamente e que são verdadeiros, e dizemos: "E se isso tivesse sido diferente?” Isso nos permite tomar uma direção diferente para o mundo de Nathan Drake.

Jean-Charles Daguinot: E Nathan, que está sempre em busca de suas origens e Francis Drake?

Christophe Balestra: Nathan ainda está em busca de suas origens e vamos falar um pouco mais no futuro e Francis Drake é um personagem que ele conhece bem porque faz parte de sua vida. E de fato, existem também conexões indiretas entre Lawrence da Arábia, e Sir Francis Drake. Para nós, isso se encaixou perfeitamente,apesar de ser inesperado e graças a isso nós matamos dois pássaros com uma pedra só, o que foi ótimo. Eu acho que Nathan está também à procura de quem ele realmente é.

Jean-Charles Daguinot: Tecnicamente ele pode ir muito mais longe que Uncharted 2 no PS3?

Christophe Balestra: Na verdade, a gente sempre tenta empurrar a tecnologia o maximo possível, esse é o nosso hobby. Fizemos isso no PlayStation One, no PlayStation 2 e continuaremos no PlayStation 3. É uma espécie de marca que adoraramos ter. Nós temos programadores que são realmente muito bons. E a visão que tenho é que o primeiro Uncharted foi como uma auto-estrada com seis faixas, mas apenas utilizado duas delas. Em Uncharted 2 foi capaz de usar as 6 faixas, mas com carros normais, e a idéia de Uncharted 3 é usar as 6 faixas, mas com carros de Formula 1 na velocidade máxima! A idéia é melhorar o código para as SPU's que são o coração do PS3 e não deixar nada para trás, para não desperdiçar nada, melhorar as coisas até onde for possível. Eu acho que nós provamos que o nível do castelo hoje não é algo que você poderia fazer no jogo anterior não apenas graficamente, mas também em termos de jogabilidade.

Jean-Charles Daguinot: Você teve a idéia de trabalhar o 3D, e com o Move?

Christophe Balestra: Vamos usar o 3D em Uncharted 3 com certeza. Eu estava um pouco cético no início porque eu não sabia se funcionaria. 3D é algo novo. E então disse que iria tentar, e realmente ficamos impressionados com o resultado. Demorou um pouco de tempo para ter certeza que se encaixaria bem, a câmera faz as coisas direito. O objetivo é que ele seja  bem feito, como tudo o que fazemos, procuramos fazer as coisas com cuidado. Quanto ao Move ainda não encontramos uma forma de usar os controles de movimento em Uncharted 3. Se nós encontrarmos algo, talvez mudaremos de idéia, mas por enquanto, vamos focar no 3D.

Jean-Charles Daguinot Uncharted 3 terá mais partes de Stealth ou plataforma?

Christophe Balestra: É verdade que foco do jogo para nós é o "jogo de armas", mas gostaríamos de deixar os jogadores escolherem entre atacar os inimigos discretamente ou avançar como um louco para cima dos inimigos. Os enigmas ao longo do jogo representarão um terço dele. O que é importante para nós é dar aos jogadores escolhas e novas opções para os jogadores para que eles decidam como eles irão lidar com as diferentes situações onde se encontram. A história é história, não existirão muitas opções aqui porque amamos contar a história como ela deve ser contada, mas a jogabilidade terá muitas oportunidades e ferramentas para que os jogadores possam brincar e se divertir como eles quiserem.

Jean-Charles Daguinot: Pessoalmente, por que você vai se sentir muito mais calmo em Uncharted 3?

Christophe Balestra: É que eu estou mais calmo e pacífico? (Risos) Talvez, eu não sei. Eu acho que estou calmo agora, porque estávamos muito felizes com o que temos hoje. Depois, quanto ao resto, acho que eu não tinha medo que o sucesso Uncharted 2 subisse para a nossa cabeça ou nos mudasse e percebemos que na verdade isto é bom. Nós ainda funcionamos da mesma maneira, nada está ganho, vamos sempre tentar fazer o melhor possivel  e criar coisas que parecem impossíveis à primeira vista. Então eu acho que a qualidade dos jogos que fizemos até agora cresceu e vai continuar melhorando porque nós permanecermos fiéis a nós mesmos e chegamos aqui todos os dias para fazer os jogos queremos jogar. Isso é o mais importante. Teremos muito trabalho pela frente e será muito dificil, mas finalmente o trabalho vai valer a pena quando o jogo for lançado. O sucesso de Uncharted 2 não é algo que tínhamos previsto. Vamos ver o que acontece com Uncharted 3.

Mateus

Nenhum comentário: