sábado, 22 de janeiro de 2011

Retrô Games – Do Enduro ao F1-2010

Na estreia da seção e das minhas postagens no blog, resolvi falar um pouco sobre o estilo de jogo que mais gosto: corrida.

Comecei jogando Enduro no Atari em meados dos anos 80. No jogo, você pilota um carro de corrida em um enduro. Por conta disso, o jogo tinha várias fases onde se corria em diversas condições de pista: dia, noite, neve, nevoeiro, etc. Na verdade, era um exercício de imaginação, pois os gráficos eram muito simples e a jogabilidade consistia em acelerar ou reduzir a velocidade e desviar de uma grande quantidade de carros que vinham em sua direção.

Mais tarde, veio o Mega Drive e seu famoso jogo de corrida – Super Mônaco GP. Sua maior novidade era a possibilidade de participar de uma campeonato de Fórmula 1, correndo em diversos circuitos. Além disso, o jogo era desafiante – você iniciava em uma equipe menor e, conforme seu desenvolvimento, podia trocar de equipe e, até mesmo, se consagrar campeão mundial.

Até então, os jogos eram todos em “cartucho” e, na época, os “gamemaníacos” (como eu) tinham que alugar para jogar (o jogo podia ser comprado, mas era muito caro para os padrões da época). Com o advento do CD no PS1, a diversidade de jogos foi aumentando, bem como a capacidade gráfica e a jogabilidade. Entre PS1, PS2 e XBOX, é possível citar diversos títulos famosos e fenomenais: Need For Speed, Gran Turismo, Forza Motorsport, entre outros.

Não posso esquecer, também, dos jogos que joguei em PC (Sega Rally) e no Fliperama (Daytona USA e a dupla Cruis'n USA e Cruis'n World).

Para terminar, toda paixão tem um início – a minha paixão por jogos de corrida aconteceu quando joguei a primeira versão de “Test Drive” em um PC com tela monocromática. A sensação de estar sentado em um Porsche 911 Turbo, dirigindo-o a toda velocidade, desviando dos carros e fugindo do policial que quer te multar, me contagiou e me leva até hoje aos jogos de corrida.

Se tiver curiosidade, veja como era o jogo em http://www.youtube.com/watch?v=aU5amACWohc&feature=related (em tela colorida - uma vantagem)

Bom, agora vou jogar meu F1-2010 para PS3 (veja a análise desse jogo nesse blog).

Até a próxima.
Vanderlei

Nenhum comentário: