quinta-feira, 28 de julho de 2011

Análise - Mortal Kombat

Sangue, muito sangue...
Com classe e personalidade, Mortal Kombat volta à suas origens. Fazia tempo que as produtoras responsáveis pela série não criavam algo digno para carregar o nome “Mortal Kombat”, porém, a NetherRealm - produtora responsável pela nova versão – pensou da forma mais simples, lapidar algo que foi criado a mais de décadas!

Uma das rivalidades mais antigas dos games está de volta

A nova versão de Mortal Kombat com certeza irá agradar o público mais nostálgico, que passava horas em frente a um Super Nintendo jogando e vendo animações feitas com base em fotos tiradas de atores humanos. E o jogo também atinge um público mais jovem, que não teve a oportunidade de testar a versão original.

Jogabilidade: A história do novo Mortal Kombat é confusa, já que a nova versão do jogo de luta tenta “remendar” todas as outras histórias criadas na época das trevas de Mortal Kombat. Mas resumidamente a história é assim:

Tudo começa quando Shao Kahn está prestes a matar Raiden então ele telepaticamente envia uma mensagem para si mesmo no passado, assim alterando a história dos primeiros três jogos da série, época de ouro onde a nova versão ocorre.

A lista de lutadores é extensa, são 28 jogadores, na versão de PS3 são 29, contando com Kratos da série God of War.
Deus da Guerra ? PRESENTE !
Os controles são simples e funcionam de maneira fluente, não é nada difícil realizar um combo ou um ataque especial e até mesmo um Fatality, que estão ótimos e bem brutais, do jeito que os fãs queriam. Lembrando que o jogo volta com a jogabilidade em 2D e também podemos jogar em duplas.

Nota: 8,5

Gráficos: O novo Mortal Kombat usa a poderosa Unreal Engine, assim possibilitando a criação de personagens ricos em detalhes, uma coisa que me chamou a atenção foi os ferimentos que ocorrem enquanto os personagens se “estapeiam”. Os cenários não ficam para trás, eles também são cheios de detalhes e movimentos, o efeito de luz também é muito bem empregado.

Vale ressaltar os X-Ray Moves, que simulam muito bem uma câmera Raio-X, onde podemos ver os órgãos e o esqueleto do lutador que está sendo atingido.

X-Ray Attack
No modo “história” Mortal Kombat apresenta Cut-Scenes (filiminhos) que fluem bem de acordo com o momento, porém não podemos pausá-las nem pulá-las.

Nota: 9,0

Áudio: O jogo tem pouquíssimas músicas, mas elas cumprem bem o seu papel. Já os efeitos sonoros são de primeira qualidade, algo já esperado eram as vozes dos personagens e também os famosos bordões da série, como “Finish Him”, “Fatality”, “Get Over Here”, que com toda certeza estão melhores do que nunca.

Um dos aspectos interessantes para nós brasileiros são as legendas na nossa língua, porém o resultado final não é bom, podemos ver erros ridículos de gramática, concordância e alguns que são até difíceis de explicar.

Estou ótima !?! 

Nota: 8,0

Inovação: Mortal Kombat inova pouco no quesito “jogabilidade”, mas isso não é um defeito, já que o objetivo da produtora era realmente voltar para as raízes. Mas neste Mortal Kombat temos inúmeras modalidades para jogarmos, entre elas estão:

. As partidas online, que são ótimas e desafiantes
. As partidas offline, interessantes, porém fica bem melhor jogar com alguém e não contra a CPU
. Modo história, divido em capítulos, cada um conta a história de um jogador
. Torre dos Desafios, 300 desafios, há vários tipos de desafios, desde lutas até puzzles
. Modo Arcade, o clássico de Mortal Kombat, 9 lutas até você chegar no chefão
. Kripta, apesar de não ser jogável, lá você pode comprar de uma forma interativa e divertida: roupas secundárias, fatalities secundários, artes dos personagens...

Nota: 7,5

Defeitos: O principal defeito de Mortal Kombat, realmente é a tradução mal feita, porém isso pode ser resolvido  fazendo a alteração de idioma, claro se você entender inglês ou outra língua que esteja presente no jogo.
Como na maioria dos jogos de luta, há sempre um desequilíbrio entre os lutadores, e Mortal Kombat não foge dessa realidade, há alguns lutadores que tem sim técnicas "apelonas", isso para algum jogador mais sério pode se tornar um fator mais complicado do que parece.
No entanto, tirando esses fatores Mortal Kombat depois de décadas cai novamente nas graças dos fãs e também da crítica que elogiou bastante o jogo.

Nota final: 8,2

Vídeos:

Gampelay



Fatalities



Por Felipe

Nenhum comentário: