segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Especial - NextgengamesBR visita a Game On


Nós, do Nextgengames BR, visitamos a exposição Game On que tem como tema a história e evolução dos videogames e está acontecendo no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.

A exposição contém 120 jogos para testar que estão distribuídos ao longo de dois andares em 11 seções com diversos temas como "Personagens Importantes", Cultura do Videogame nos Estados Unidos e na Europa" e outros.

A primeira seção do museu é sobre jogos antigos e na entrada contém o computador PDP-1 onde Spacewar, primeiro jogo da história, foi criado por Steve Russel (programador do Instituto de Tenologia de Massachuets, o MIT) e o Computer Space, primeiro Arcade da história. Obviamente ambos estão apenas expostos e não podem ser testados.

Essa parte do museu também conta com diversas maquinas de Arcade onde é possível jogar jogos famosos como Galaga, Donkey Kong, Pac Man e Pong.

A seção sobre personagens marcantes contém jogos como Sonic Mega Collection, Super Mario World e Jak and Daxter além de diversas artes conceituais oficiais desses personagens (incluindo duas desenhadas e assinadas por Shigeru Miyamoto, criador das séries Mario e Zelda.

A série Pokemon também está bem representada na seção sobre jogos para crianças (já que é uma das séries de maior sucesso entre o publico infantil) com jogos da série para testar, diversos jogos e produtos da franquia em exposição e algumas artes conceituais. Além disso, também é possível testar diversos portáteis antigos e recentes nessa seção.

Espaço dedicado a série Pokemon na exposição
Também existe uma interessante seção sobre as "Familias de Games" onde é mostrado que os conceitos de vários gêneros de games como point'n click, estratégia, aventura e outros foram baseados nas mecânicas de jogos de tabuleiro, de papel e caneta e de raciocínio. Para demonstrar isso, a seção conta com os jogos Sim City, Animal Crossing, Populous, Final Fantasy (o primeiro, lançado para NES), Final Fantasy VII, The Secret of Monkey Island, o clássico Legend of Zelda Ocarina of Time e muitos outros.

O primeiro andar também conta com diversos outros jogos para testar como Soul Calibur, Tetris, Virtua Fighter, Doom, Katamari Damacy, Fifa 11, Alan Wake, Prince of Persia, Ridge Racer e outros jogos que pertencem a séries famosas.

No caminho para o segundo andar é possível ver todos os jogos da série GTA expostos, juntamente com uma reprodução do bastão de beisebol que é utilizado pelo protagonista de GTA III, e as artes conceituais do jogo Max Payne. Além disso, uma reprodução das roupas utilizadas pelo protagonista de Max Payne podem ser vistas.

Réplica do bastão utilizado pelo protagonista de GTA III
No segundo andar encontramos uma seção sobre as novas tecnologias como controles de movimentos, instrumentos usados em jogos musicais e o Kinect que podiam ser testados nos jogos Wii Sports Resort, Rock Band Beatles e Child of Eden. Uma seção realmente interessante que mostra bem as novas tendencias do mercado de games e as inovações tecnológicas que ocorrem na atual geração (Xbox 360, PS3 e Wii).

Nesse andar, também existe uma seção dedicada aos jogos multiplayer que contém um lugar para quatro pessoas jogarem o divertidíssimo Super Smash Bros Melee (lançado para Gamecube) e outro para jogar Halo 3 online com outras três pessoas, ou seja, a seção representa tanto os jogos com multiplayer local (Smash Bros) quanto os com multiplayer online (Halo 3) e mostra que ambos são excelentes.

Por fim, também existe uma seção dedicada as trilhas sonoras de games onde é possível ouvir musicas de jogos como Wipeout, Sonic R e Rez.  Essa parte da exposição é ótima, pois mostra a grande variedade das musicas de games e, principalmente, destaca a importância do áudio nos jogos, pois ele as vezes é ignorado pelas pessoas.

A Game On é uma excelente exposição que deve ser visitada por gamers jovens e velhos, pois mostra vários aspectos da história e cultura dos videogames e contem grandes jogos antigos e atuais para serem testados, portanto se você se interessa por games, não deixe de visitar essa exposição que terminará no dia 10 de janeiro.

O preço dos ingressos, localização do museu e outros detalhes podem ser encontrados no site oficial do MIS.

Mateus

Nenhum comentário: