quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Análise - Battlefield 3


Battlefield 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela EA e lançado para Xbox 360, PS3 e PC em outubro de 2011. Apesar de pertencer a uma série que até então não era muito popular entre os jogadores de FPS, o jogo se tornou um dos grandes lançamentos desse ano e um dos maiores sucessos da EA com mais de 9 milhões de unidades vendidas.

Os principais fatores que contribuíram para esse sucesso foram: a utilização da muito comentada engine gráfica Frostbite 2, a possibilidade de pilotar veículos como tanques, caças e jatos, e o principal diferencial do jogo que é um multiplayer focado no jogo tático e no trabalho em equipe, ao invés de ser focado no jogo individual e na diversão como é visto na maioria dos FPSs atuais. Por essas características é possível perceber que BF 3 (para abreviar) se destacou não só por ser considerado um ótimo jogo, mas por ser diferente e inovador, o que está em falta no competitivo mercado de jogos de tiro.

Jogabilidade: O modo single-player de BF 3 é mediano com alguns momentos bons, porém ele não contém a liberdade e originalidade do multiplayer, tornando-se muito genérico. Além disso, a inteligência artificial dos aliados não funciona bem, no entanto, apesar desses problemas, a campanha ainda consegue entreter o jogador, mesmo sem ser original ou criativa.

Diferentemente da campanha, o multiplayer, que é o foco do jogo, está excelente permitindo a criação de diversas táticas para derrotar o time adversário e é emocionante, pois o trabalho em equipe e uma boa utilização dos veículos podem criar momentos surpreendentes e incríveis viradas de jogo.

Todos os modos de jogo são ótimos e variam desde o simples e divertido Team Deathmatch, focado no jogo individual, até o Conquest, que exige muita tática e trabalho em equipe. Além disso, os 9 mapas presentes no jogo estão disponíveis em todos os modos, tornando o multiplayer muito variado.

O multiplayer também possui vários detalhes que, além de tornarem o jogo mais complexo e interessante, incentivam o trabalho em equipe e a estratégia nos modos que exigem mais tática, como as diferentes classes que permitem ao jogador assumir uma função especifica no time, o sistema de pontuação que beneficia aqueles que revivem companheiros, consertam veículos ou fazem algo além de matar inimigos para auxiliar seu time e as modificações para as armas que, apesar de parecerem pouco importantes, alteram seu funcionamento e são decisivas em alguns momentos.

O modo cooperativo também é bom, divertido de jogar e, apesar de ser linear, contém alguns elementos do multiplayer como a possibilidade de pilotar veículos e o trabalho em equipe, tornando suas missões melhores do que as da campanha.

Nota: 8,5

Gráficos: O jogo está graficamente impressionante com cenários variados como cidades, florestas, prédios e montanhas. Todos estão excelentes, principalmente no modo campanha, e amplos (no multiplayer).

O fogo e as explosões também estão ótimos e a iluminação está fantástica, deixando os cenários muito realistas. Além disso, as armas e veículos também estão ótimos e a taxa de quadros do jogo raramente cai.

Outra caracteristica importante do jogo é a destruição de cenários, pois, além de ser ótima graficamente, também é um elemento das partidas online já que é possível atirar mísseis para destruir paredes e tirar os inimigos de seus esconderijos ou abrir caminho para seu time.

A animação dos personagens está excelente e muito fluida, porém seus rostos variam entre excelentes e medianos, ou seja, alguns deles podiam ser melhorados.

Nota: 9,5

Áudio: A trilha sonora no modo campanha está muito boa com musicas que lembram um filme de ação e deixam-a mais emocionante, porém nenhuma das musicas consegue ser excelente.

Os efeitos sonoros são definitivamente um dos destaques do jogo, pois estão excelentes com sons de tiros e explosões muito realistas tanto no modo campanha quanto no multiplayer.

Além disso, as falas dos personagens durante a campanha também estão ótimas e fazem com que exista um "clima de guerra" durante o jogo

Nota: 9,5

Inovação: Como já foi dito anteriormente, BF 3 contém vários aspectos inovadores como sua nova engine gráfica que permite a destruição de vários objetos e edifícios, os veículos para pilotar que são muito variados  (existem desde pequenos jipes até jatos e tanques) e tornam as partidas mais complexas e interessantes, e o multiplayer que, apesar de ser focado na estratégia, também contém modos simples (Team Deathmatch, por exemplo) para os jogadores que querem apenas se divertir, ou seja, ele é variado e agrada a vários tipos de jogadores.

Apesar de ter vários aspectos originais, o jogo não utiliza nenhum deles durante a campanha, pois há apenas uma missão onde é possível pilotar um veiculo, a ação tática do multiplayer não existe e a destruição de cenários, apesar de impressionante, acontece apenas em momentos pré definidos (com exceção de alguns poucos elementos destrutíveis durante os tiroteios), ou seja, além de ser genérico, o single-player teve um enorme potencial desperdiçado.

Nota: 8,5

Defeitos: O principal defeito do jogo é certamente o single-player que, apesar de divertido, não tem originalidade.

Outro defeito que pode causar problemas é a já mencionada inteligência artificial dos aliados, pois em alguns momentos eles não ajudam durante os tiroteios ou bloqueiam o caminho do jogador.

Nota Final: 8,6

Videos:

Single-player:


Multiplayer:


Mateus

Nenhum comentário: