quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Análise - FIFA 12

Supremo, novamente
Já estamos acostumados, todo ano é de praxe receber um novo jogo da famosa e honrosa série FIFA (EA Sports). Na geração passada, infelizmente ou não, quem levava o farto de supremacia em jogos de futebol era a também honrosa série Pro Evolution Soccer (Konami), para os mais íntimos Winning Eleven (nome dado para o mercado japonês). Mas nesta geração tudo mudou, FIFA foi aos poucos conquistando e conquistando o público alvo, com uma jogabilidade envolvente, gráficos bacanas e equipes e jogadores equilibrados. Entretanto FIFA 12 chega ao topo, tanto em fator de qualidade quanto de venda. FIFA ganhou ótimas notas em sites especializados e bateu vários recordes de vendas.

Jogabilidade: Eis o ponto chave de FIFA 12, vários fatores mudaram na jogabilidade de FIFA 12.

As divididas estão muito mais realistas
Uma das novidades é o novíssimo motor de impacto dos jogadores, esse novo sistema lhe proporciona faltas bem mais realistas e dividas dignas de uma partida de futebol, essa melhoria remete a outra, que é o novo sistema de lesões, onde elas são calculadas de acordo com a velocidade e o impacto das jogadas, há até lances que os atletas se machucam sozinhos, um exemplo é quando um jogador está com stamina baixa e recebe um passe mal colocado em profundidade, na hora que o jogador avança em direção a bola, ele poderá sentir alguma lesão, se assim for ele cairá no chão, e se continuar caído no gramado, o arbitro da partida ira imediatamente parar o jogo para o atleta ser atendido, depois do atendimento, a bola será reposta em jogo e devolvida para a equipe que esta em domínio dela no lance da lesão, assim fazendo o chamado “Fair-play”.

Também foi implementado um novo sistema de defesa, chamado de “Tatical Defense”, esse novo sistema consiste em tornar sua marcação mais inteligente e tática, mas para os que estão acostumados com as versões anteriores de FIFA, isso pode se tornar algo meio difícil no começo, mas com tempo, devo admitir, que ela acaba se tornando fácil e divertida, totalmente diferente do que era a do FIFA 11, onde você ficava segurando o botão X (PS3) ou A (Xbox 360), e o marcador ficava correndo que nem leão com fome atrás do jogador que estava com a bola. Mas para quem não se acostumar de jeito nenhum com esse novo estilo tem como mudar, mas essa mudança só será possível para jogos offline e partidas online sem estar valendo para o ranking.

Nota: 9,5

Gráficos: Em comparação com a jogabilidade, o salto gráfico de FIFA 11 para FIFA 12 não foi tão grande, porém mesmo assim, houve melhorias significativas.

Começando pela aparência e personalidade de jogadores importantes, podemos citar o melhor do mundo, Messi tem seu estilo de correr, chutar, comemorar, e assim é muito bem trabalhado pelo FIFA, então sentimos realmente que estamos controlando-o.

Uma mudança bastante interessante, que afeta inclusive na jogabilidade, é que o gol e o gramado foram aumentados, assim tornando mais livre a sua movimentação pelo campo e tornando a partida mais dinâmica e divertida.

Clássico espanhol
Menu de FIFA 12
O trabalho de iluminação do jogo ficou muito bem feito, assim como os novos ângulos de câmera que variam de estádio para estádio, há alguns que tem um ângulo de câmera mais inclinado, outros como uma visão mais panorâmica, cada uma devidamente regulada.

Fora das quatro linhas também houve mudanças, os menus e layouts de FIFA 12 foram completamente reformulados, e muito bem reformulados por sinal, neles podemos navegar com muito mais facilidade e rapidez.

Nota: 9,5

Áudio: Infelizmente ainda não temos uma narração em nosso idioma, mas os comentários em inglês são bem construídos, eles citam fatos históricos dos clubes, e até palpitam a chance de uma equipe ganhar da outra, então se você entende inglês vale a pena, prestar atenção nesses diálogos.

Como de costume, a EA tem caprichado na escolha das músicas de fundo, cada uma vem de uma parte do mundo.

O ponto mais interessante no áudio de FIFA é a torcida, pela primeira vez em um jogo de futebol, a torcida tem vida própria, quando se esta jogando em casa e estamos pressionando o adversário a torcida vai à loucura, mas se tomarmos um gol, a torcida se cala por alguns instantes, isso com certeza traz muito mais realidade ao jogo.

Nota: 9,5

Inovação: FIFA 12 pegou o que havia de melhor em seu antecessor e melhorou bastante em praticamente em todos os quesitos, o primeiro foi a jogabilidade, que corre com mais fluidez com o auxilio dos novos sistemas de defesa e de lesões.

O segundo foi os gráficos, alguns ajustes na modelagem dos jogadores, ângulos de câmera mais realistas e melhora na iluminação.

Novo ângulo de câmera, da a sensação de estar dentro dos estádio 
E por último o áudio que teve como sua característica principal a torcida interativa, se é que podemos chamar assim.

Com relações aos modos online, houve algumas mudanças. Agora as partidas ranked ficam no modo “Temporadas Head-to-Head”. Outra inovação no modo online foi a punição para os jogadores que insistem em sair das partidas onlines, enquanto estão perdendo. O que acontece para quem sair da partida será apenas não pontuar, e quem for trapaceado levará 3 pontos.

Nota: 9,0

Defeitos: Um dos maiores defeitos de FIFA 12 é o modo carreira, que ainda fica para trás com relação ao seu adversário de mercado, PES 2012, o modo carreira de FIFA ainda não faz você se sentir realmente no mundo da bola, você apenas sente que esta jogando um jogo normal com uma câmera diferente. Outro defeito, se é que podemos chamar de defeito, é a dificuldade que alguns jogadores novatos podem encontrar para se adaptar com o novo sistema defensivo, mas isso pode ser alterado nas opções do jogo.

Vídeo:



Nota: Final: 9,4

Por Felipe

Nenhum comentário: