segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Especial - Os games são arte?


Shadow of the Colossus, um jogo considerado arte

 "Os games são arte?"

Essa é uma pergunta interessante que vem gerando polêmicas desde 2006 quando o critico de cinema Roger Ebert disse que "games nunca poderão se tornar arte". Depois que isso aconteceu várias pessoas, sites e revistas responderam essa pergunta de várias formas diferentes.

Por causa do grande crescimento da industria de games que já movimenta mais dinheiro do que o cinema (que é considerado arte), muitas pessoas disseram que os games também deveriam ser considerados arte.
Muitos jogos mostram várias caracteristicas de uma obra de arte, como os jogos da Team Ico por causa de sua história simples, mas ao mesmo tempo faz com que o jogador crie uma ligação com os personagens, ou Bioshock com sua ambientação e história simplesmente geniais que impressionam pela complexidade.

Nesse especial, mostrarei quatro respostas diferentes para essa pergunta já que ela é subjetiva.

 Minha Resposta: Na minha opinião, os videogames são arte já que pra mim arte é qualquer forma de expressão de um artista, ou seja, é a maneira que uma pessoa expressa seus sentimentos e emoções.
Apesar do videogame desafiar o jogador, acho que isso é uma caracteristica especifica do jogo que diferencia ele das outras formas de arte.
Além disso, penso que o videogame pode ser classificado como arte, entretenimento e competição, ou seja, para mim os games são arte, mas não são apenas isso.

Respostas dos usuários do forum Outerspace:

Usuário: leminus
"Essa pergunta é ótima e gera boas discussões. Mas ela está desatualizada. Explico por que:"

"Se você pegar meios que já são aceitos como arte, por exemplo, o cinema e a literatura, geralmente existem conceitos antigos que o nivelam como tal: a beleza, a simetriae principalmente o que define a arte clássica: é feita apenas para ser admirada e não possui fins "práticos" (como sobrevivência, alimentação, moradia, etc)."

"O grande problema é que desde o século passado esse conceito de arte já ruiu. O feio existe no cinema e na literatura tanto quanto o belo, as histórias não são estruturadas como antigamente (possuem múltiplos protagonistas, finais abertos, e coisas do tipo). A arte que não tinha propósito a não ser a admiração, na modernidade era usada como ferramenta de revolução. E pessoas faziam arte para dizer que a arte não existe." 

"A arte hoje se mistura e toma formas que fazem à divisão clássica das "sete artes" parecer piada. O que existe é expressão artística, e essa pode vir de qualquer meio. Portanto, por mais que os jogos sejam lúdicos, a expressão artística pode estar presente neles."

Usuário: JUGULADOR
"Por hora acho que o mercado de jogos (contando jogos gratuitos) ainda é muito novo... nós estamos vendo a coisa toda acontecer e como entusiastas temos mesmo a tendência de valorizar demais o que gostamos e por isso acabamos ofuscando a realidade... às vezes achamos que jogos são um novo expoente qualitativo de nossa cultura quando na verdade podem ser apenas uma tendência passageira que afetara a cultura humana tanto quanto as pipas (que pra mim ainda estão ganhando em importância histórica). Mas pode ser que daqui 20 anos alguém lance a esmo um nome como Super Mario Bros 2 Lost Levels em uma roda de debate casual e isso tenham alguma relevância... mas hoje, acho que jogos ainda são uma diversão muito elitista e de nicho (considerando que se pros padrões medievais isso seria irrelevante hoje não é mais)... só nessa geração um videogame como o Wii conseguiu atingir (muito de leve) um publico atípico aos jogos e plataformas mobile começam a tornar jogos mais cotidianos para a maior parte da população mundial... então acho que atualmente precisamos de algo mais que existe para jogos poderem ser vistos como um movimento artístico relevante o suficiente do ponto de vista cultural/cotidiano pra serem definidos como arte... pode ser até que seja mais uma questão de difusão que de qualidade ou conceito."

"Não lembro o autor agora que disse que 'o melhor critico de arte é O Tempo'... jogos ainda são coisa muito recente, vamos ver daqui vinte ou cinquenta anos."

Resposta da professora de artes Valdivia Silvino (na verdade são duas respostas, já que eu fiz duas perguntas):

Mateus: O que é arte?

Valdivia: "Arte é a representação dos sentimento, da emoção e do imaginário do artista. Arte é uma forma de linguagem."

Mateus: Os videogames são arte?

Valdivia: "A construção dos videogames, ou seja, o design gráfico do jogo, é arte, mas o jogo em si é um desafio".

Nesse especial vimos que existem diferentes respostas para essa pergunta e por isso ela continua gerando muitas polêmicas e discussões.
Se você, leitor tiver alguma resposta diferente dessas, pode escreve-la na seção de comentários dessa postagem.

Mateus

Nenhum comentário: