quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Especial - A Indústria de Games

Este mês de novembro mostrou como a indústria de games está cada vez mais forte. O jogo Modern Warfare 3 arrecadou nada mais do que US$ 400 milhões em apenas 24 horas, tornando-se o maior lançamento de um produto de entretenimento de todos os tempos (competindo com lançamento de filmes e de outros jogos). 

Outro fator importante foi a mudança radical na percepção das pessoas em relação aos games. Os videogames (antigamente vistos como brinquedo) são, atualmente, verdadeiras plataformas multimídias e conquistaram uma legião muito maior de usuários (cliente para as empresas). 

A nova cara do Game
A chegada do Wii, da Nintendo, ao mercado em 2006 demostrou a possibilidade imensa dos videogames de entrarem nos lares e agradarem a toda a família: a ideia de tornar o game uma diversão em conjunto com a utilização de um controle com sensor de movimento (o Wii Remote) que alterou completamente a interação jogo-jogador. Tamanho foi o sucesso que as outras duas gigantes do ramo - Sony (Playstation) e Microsoft (Xbox) - acompanharam a tendência e lançaram acessórios semelhantes para seus consoles (PS Move para o PS3 e o Kinect para o Xbox 360).

O Wii foi responsável pelo surgimento do publico casual nos games
Além disso, podemos verificar que outras frentes foram sendo abertas para atender o público mais casual, porém tão importante para a indústria: smartphones, tablets, jogos online e nas redes sociais. Toda esta nova realidade ampliou e modificou, para sempre, a visão dos games.

Produção e mercado
Toda essa agitação tem levado, cada vez mais, as empresas a um nível de produção que antes era visto somente nos filmes "blockbusters" do cinema americano. Hoje já podemos verificar que os jogos envolvem mais de uma centena de pessoas em sua produção. E estamos falando apenas de emprego direto, sem considerar toda a cadeia que envolve um lançamento de game: marketing (divulgação), vendas (diretas e indiretas), dublagem, etc.

Para que se tenha uma noção deste amplo envolvimento, as grandes empresas descobriram (principalmente neste ano de 2011) a importância da tradução e da dublagem de seus jogos para a língua portuguesa, tentando, desta forma, atingir um número maior de compradores  no Brasil. A Sony (com seu PS3) lançou neste ano, por exemplo, Infamous 2 totalmente traduzido. Mesmo caminho foi seguido pela Microsoft com o Gears of War 3 e pela Nintendo com o portátil 3DS com menus e funcionalidades na nossa língua.

Apenas como dado financeiro, vários sites especializados no assunto informam que a indústria de games deve gerar mais de 70 bilhões de dólares em vendas (totalizando-se o mercado global), ou seja, maior que o PIB do Equador em 2010 que foi de, aproximadamente, US$ 59 bilhões (citando este país somente para comparação da grandeza do valor).

Importante lembrar que estes dados refletem toda a indústria, não se limitando aos jogos feitos para os consoles das três grandes: Nintendo, Sony e Microsoft. Atualmente, podemos encontrar jogos sendo criados para todo o tipo de aparelho/console e para todo tipo de público também. Os tablets (como o Ipad) e os celulares possuem um número espantoso de jogos (e aumentando a cada dia com inúmeros lançamentos). 

Para embasar esses dados, podemos citar o famoso jogo "Angry Birds" que ultrapassou a marca de 500 milhões de downloads agora em novembro. Este sucesso levou a empresa (a Rovio Mobile - uma empresa finlandesa desconhecida até então) a criar uma linha de brinquedos baseada nos bravos pássaros e participar da campanha publicitária de um famoso filme de animação ("Rio" do diretor brasileiro Carlos Saldanha).

As vendas de Angry Birds mostram a importância dos games para tablets e smartphones
Por fim, não podemos esquecer dos jogos para computador e que estão presentes na internet, sejam os jogos online como o "World of Warcraft" ou, simplesmente, os jogos presentes nas redes sociais como o Facebook.

Futuro
É impossível prever o futuro nesta indústria, mas ele parece promissor e com tendência de alta (considerável) para os próximos anos. 

Já vemos novas tendências como a utilização da tecnologia 3D sendo cada vez mais presente nos lançamentos (veja o exemplo da Nintendo com o portátil Nintendo 3DS). Também já temos o anúncio de um novo console - o Wii U da Nintendo - e uma infinidade de jogos em todos os tipos de plataforma sendo produzidos e lançados diariamente (seja na Applestore, na internet, nas lojas, na Live do Xbox ou na PSN do PS3). 

Enquanto houver novidades, jogos para analisar e outras informações e curiosidades deste amplo mundo dos games, a NextGenGamesBR estará sempre presente. 

Não percam os diversos especiais que estamos preparando para dezembro.

Até Mais

Vanderlei

2 comentários:

West disse...

Fala galera,vim aqui comentar pois sigo o site há bastante tempo.

vocês fazem cobertura em atualização rápida e eficiente.
Gosto muito do "trabalho" de vocês.

Sei que o site não é tão frequentado, mas continuem assim.
Considero o melhor blog/site para informação gamer.
Vocês são respeitáveis com todas plataformas não são fanboys.
não fazem análise por conta própria.
Continuem assim =)

Unknown disse...

Agradecemos pelo seu comentário e por frequentar nosso blog. Fique certo que continuaremos sempre trazendo o melhor da informação dos games para todas as plataformas.

Valeu!