quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Especial - 25 anos de The Legend of Zelda


Para a alegria de muitos gamers de todo o mundo, neste ano a série Legend of Zelda completa 25 anos de existência, portanto, a Nintendo está comemorando esse evento com vários concertos tocando as músicas da série (as quais são excelentes e memoráveis) que estão sendo feitos em vários países. Além disso, diversos sites de games estão homenageando a série durante este ano

Como nós, do NextgengamesBR, também somos fãs dessa clássica série da Nintendo e faltam poucos dias para o lançamento de The Legend of Zelda: Skyward Sword, decidimos escrever um especial.

A série Legend of Zelda começou em 1986 com o lançamento do primeiro jogo da série para NES, chamado apenas de "Legend of Zelda", e desde então tornou-se uma das franquias mais importantes do mundo dos games. Além de ser uma série que trouxe inovações importantes aos games (que serão comentadas abaixo), Legend of Zelda também tem como marca registrada seu alto padrão de qualidade, pois não contem nenhum jogo ruim (os três hediondos Zeldas para o antigo CDi da Phillips não contam).

As histórias dos jogos da série também impressionam por serem simples, mas ao mesmo tempo excelentes, apresentando um universo único. Outro detalhe interessante sobre a série é que, apesar das histórias dos jogos parecerem independentes, na verdade existe uma cronologia na série (informação confirmada diversas vezes pela Nintendo), porém apenas alguma partes dela são reveladas fazendo os fãs criarem teorias tentando ligar os fatos de todos os jogos da série (leitores interessados no assunto podem descobrir mais informações neste site [em inglês]).

Durante seus 25 anos de existência, a série teve muitos jogos, portanto comentarei apenas sobre os mais importantes nesse especial para não prolongá-lo demais.

The Legend of Zelda (NES)
Imagem do primeiro Zelda para NES, um clássico
Além de ter originado a série, o primeiro The Legend of Zelda foi um dos primeiros jogos de aventura já feitos e também foi um dos pioneiros na utilização do conceito de mapas abertos (open world) que é muito visto em jogos atuais como Red Dead Redemption, Assassin's Creed e Infamous 2.

Zelda II: The Adventure of Link (NES)
 Zelda II, também para NES, foi um jogo muito diferente do primeiro
O segundo jogo da série é um caso curioso, pois ao invés de apenas melhorar a fórmula do primeiro jogo da série, Legend of Zelda 2 teve uma jogabilidade totalmente diferente dele, tornando-se um jogo de aventura em 2D com progressão lateral (sidescrolling) e elementos de RPG, porém essas mudanças não impediram que o jogo fosse um sucesso.

The Legend of Zelda: A Link to the Past (SNES)
Capa de Legend of Zelda ALttP
Depois das mudanças feitas em Zelda II, a série volta ao seu estilo original neste clássico jogo para SNES que é lembrado por muitos até hoje. The Legend of Zelda: a Link to the Past também foi o primeiro Zelda a ter uma história um pouco mais complexa do que o antigo "salve a princesa das garras do vilão" e é considerado um dos melhores da série por muitos.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64)
Imagem mostrando o sistema Z-Targeting de Ocrina of Time 
Esse jogo lançado para o antigo Nintendo 64 é considerado um dos melhores games da história pela mídia e pelo publico, pois além de ser um excelente jogo, criou diversos elementos que são utilizados até hoje como o "Z-Targeting" (também chamado de "L-Targeting" ou "lock-on") que trava o foco do personagem em um oponente ao apertar um botão durante os combates e cria uma espécie de eixo invisível entre o personagem e o adversário. Esse sistema é utilizado em vários jogos de ação como os da série Assassin's Creed.

Aqueles que ainda não tiveram a chance de jogar Zelda OoT, tem a chance de fazê-lo podem fazer isso caso tenham um 3DS, pois há poucos meses atrás um remake do jogo chamado de Legend of Zelda Ocarina of Time 3D foi lançado para o portátil.

The Legend of Zelda: The Wind Waker (Gamecube)
Wind Waker teve um estilo gráfico totalmente diferente dos outro Zeldas
Apesar de poder apenas criar um jogo com as mesmas características de Ocarina of Time, a Nintendo preferiu inovar novamente criando um estilo gráfico que lembra um desenho animado com expressões exageradas e cores vibrantes. No anuncio de Wind Waker, essa mudança dividiu opiniões e muitos fãs pensaram que isso arruinaria o jogo, porém o jogo foi um sucesso (apesar de suas vendas serem mais baixas do que as de outros jogos da série) e os fãs que eram contra a mudança perceberam que o jogo tinha a mesma qualidade dos anteriores.

The Legend of Zelda: Twilight Princess (Gamecube e Wii)
Twilight Pincess teve um visual mais realista do que seu antecessor
Mesmo com a aceitação de Wind Waker, a Nintendo decidiu atender um pedido dos fãs que era feito desde o lançamento do Gamecube e lançou um Zelda com um visual mais "realista" no fim do ciclo de vida do console, porém como o lançamento do Wii, estava próximo, a empresa decidiu lançar uma versão do jogo para ele com um suporte simples aos controles de movimento.
Apesar de não ser considerado tão bom quanto os outros jogos da série, ainda é um ótimo jogo e vendeu muito bem.

The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)
Faltam poucos dias para o lançamento de Zelda SS
Depois de 5 longos anos esperando pelo próximo Zelda, finalmente faltam poucos dias para o lançamento do novo jogo da série que será lançado para Wii e terá suporte ao WiiMotionPlus, tornando os combates mais técnicos, além de contar com um novo estilo gráfico e outras mudanças que certamente serão bem recebidas pelos fãs.
Obviamente nós, do NextgengamesBR, testaremos e analisaremos The Legend of Zelda: Skyward Sword.

Também existem outros ótimos jogos que não puderam ser comentados nesse especial, porém falaremos rapidamente:

- The Legend of Zelda: Majora Mask (N64): Um dos Zeldas mais sombrios de toda a série e um dos preferidos por muitos fãs, porém foi ofuscado pelo sucesso do também fantástico Ocarina of Time.
- The Legend of Zelda: The Minish Cap (Game Boy Advance): Apesar de utilizar a clássica jogabilidade com visão aérea dos jogos em 2D da série, esse Zelda inovou ao apesentar um gorro que fazia o personagem diminuir de tamanho.
- The Legend of Zelda Phantom Hourglass e Spirit Tracks (DS): Lançados para o portátil de grande sucesso da Nintendo, esses "Zeldas" apresentaram um estilo gráfico similar ao de Wind Waker.

Mateus

Nenhum comentário: